sexta-feira, 17 de junho de 2011

Resenha: OHobbit [The Hobbit] - John Ronald Reuel Tolkien

O HOBBIT





                                        pode conter spoilers se vc não leu a trilogia do senhor dos anéis
                                      
Recentemente milhões de pessoas em todo o mundo puderam acompanhar uma das mais fantásticas aventuras já escritas, falo de O Senhor dos Anéis, a obra máxima de J. R. R. Tolkien e que foi transformada em uma das mais lucrativas trilogias do cinema pela visão extraordinária do diretor Peter Jackson.
Isso, é claro, não é nenhuma novidade, só que nem todas as pessoas que assistiram aos filmes sabem que antes de incrível jornada de Frodo e Cia., uma aventura igualmente mágica aconteceu antes e que está totalmente ligada aos fatos que se desenrolaram na trama da telona. O livro, O Hobbit, é na verdade o início da confusão criada pelo Um Anel, o objeto maldito mais desejado da Terra Média. Para quem não está antenado com a história vai aí um breve resumo: o Senhor do Escuro, Sauron, criou dezenove anéis de poder e os dividiu entre as principais raças da terra, Homens, Anões e Elfos, só que em segredo ele forjou um vigésimo anel para controlar os outros e assim ele poder dominar todos os povos. Só que durante uma batalha o anel foi arrancado dele com dedo e tudo e Sauron perdeu sua força, Isildur, o guerreiro responsável pelo feito podia ter destruído o Um Anel, mas foi vencido por seu poder, é que o Um Anel corrompe todo aquele que o possui, assim, Isildur some com o Um Anel e durante uma emboscada ele cai em um lago e lá fica esquecido.
Apesar de O Hobbit não girar em torno da figura do anel, as histórias se cruzam. O Hobbit narra as aventuras de Bilbo Bolseiro, uma criatura que como diz o título do livro pertence a raça dos Hobbits ou pequeninos, como são chamados. Essas criaturas são pacíficas e se limitam a festas, comida e descanso, uma vida tranqüila e sem emoções, no caso de Bilbo, a coisa muda quando ele conhece o mago Gandalf que chega a sua casa e organiza sem sua permissão uma pequena reunião com um grupo de anões zangados e resmungões. Apesar das tentativas de Bilbo de tentar se livrar do grupo, acaba se envolvendo e fazendo algo que nenhum outro hobbit já havia feito, sair em uma expedição.
A missão do grupo é roubar um tesouro que é guardado nada mais nada menos que por um grande e perigoso dragão, isso mesmo, um dragão. Logicamente que essa não é a idéia de diversão para Bilbo e ell não consegue entender porque Gandalf faz tanta questão que ele se envolva, os motivos do mago só ficam claros conforme a história vai se desenrolando e até o próprio Bilbo acaba por se surpreender com sua esperteza e habilidade de ladrão.
Bem ao estilo dos livros que viraram filmes, O Hobbit está ambientado na Terra Média e é povoado por criaturas fantásticas, que vão desde Águias Gigantes até os perigosos e temidos Trolls, com certeza é uma leitura envolvente e apaixonante. Quando escreveu o livro, Tolkien não visava alcançar tanto sucesso com o público adulto, já que o livro foi escrito para seus filhos, ou seja, uma obra infanto-juvenil, mas o sucesso foi imediato e vendeu milhões de cópias. Ah, ia esquecendo, sobre o quê o Hobbit tem a ver com a história do Um Anel, acho que só lendo para entender, experimente caminhar por corredores escuros na mais profunda das cavernas, na mais sombria das montanhas e talvez, se conseguir responder as adivinhas, você entenda, se não, é melhor correr ou pode acabar virando comida de orc. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário