quarta-feira, 22 de junho de 2011

Resenha: A Piramide Vermelha. Rick Riordan

“Antes de mais nada, acredita no teu destino, confia em teus deuses e procure ser nesta vida uma pessoa justa, reta e exemplar. Só assim, a sombra do Maat e as hordas do caos não poderão te alcançar.” Ptolomeu IV



A Pirâmide Vermelha





Sinopse - A Pirâmide Vermelha - As Crônicas Dos Kane - Livro 1 - Rick Riordan


Desde a morte de sua mãe, Carter e Sadie viveram perto de estranhos. Enquanto Sadie viveu com os avós, em Londres, seu irmão viajava pelo mundo com seu pai, o egiptólogo brilhante, Dr. Julius Kane.
Uma noite, o Dr. Kane traz os irmãos juntos para uma experiência de “pesquisa” no Museu Britânico, onde ele espera para acertar as coisas para sua família. Ao contrário, ele liberta o deus egípcio Set, que expulsa-lo ao esquecimento e forças das crianças a fugir para salvar suas vidas.
Logo, Sadie e Carter descobre que os deuses do Egito estão acordando e, o pior deles – Set – tem a sua visão sobre o Kanes. Para detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa viagem em todo o mundo – uma busca que traz os cada vez mais perto da verdade sobre sua família e seus vínculos com uma ordem secreta que existiu desde o tempo dos faraós.

- Então não se pode morar em Manhattan? – disparou.
Amós franziu a testa e olhou para o Empire State.
- Manhattan tem outros problemas. Outros deuses. É melhor mantermos tudo separado.
- Outros o quê? – reagiu Sadie.
- Nada.”

*CUIDADO! CONTEM SPOILERS*

Como sempre Rick Riordan conseguir criar uma história perfeita, eu realmente me surpreendi. SIM sim! Eu estou dizendo que esse livro É A PERFEIÇÃO IMPRESSA.O livro é narrado como uma gravação de voz, o que faz os acontecimentos parecerem ainda mais reais do que os de “Percy Jackson”. De dois em dois capítulos, os irmãos e protagonistas vão se revezando para registrar sua história.Carter Kane, 14 anos, vivia com seu pai, um egiptólogo, mas... bem eles não tinham uma casa fixa, por causa do trabalho do seu pai vivia viajando não ia á escolas tradicionais e não tinha amigos. Sadie Kane, 12 anos, com a morte da mãe passou a viver com os avós maternos na Inglaterra {e sempre achou que a vida do irmão era melhor que a sua e gostaria muito de conviver com os pais. Ela é temperamental e sarcástica, e consegue fazer qualquer um rir pelo menos uma vez em cada capitulo que narra. {e é de longe minha personagem favorita e não seria nada mal se o livro fosse contado apenas pelo ponto de vista dela apenas com comentários em Off do Carter. Alias, as partes mais engraçadas do livro são quando um resolve interferir na gravação do outro. [And no, Sadie, I don't think wrapping my head in duct tape would've worked either.]" }
Julius Kane, egiptólogo, pai de Sadie e Carter aproveita a véspera do Natal uma das duas datas no ano que ele tem permissão de ver a filha para leva-los ao museu. Ok, porque todos os filhos do mundo gostariam de aproveitar um dos únicos dia no ano que pode ver o pai para ir no museu, claro. Mas, ele tinha seus planos. e tudo envolvia a misteriosa morte de sua esposa. Acontece que algo deu errado, pois com a explosão da Pedra de Roseta para libertar Osíris, libertou também os outros 4 deuses egípcios mais poderosos. Um deles o sequestra, e é ai que a aventura começa.  
A mitologia grega é mil vezes mais elaborada que a egípcia, mas Riordan consegue aproveitar tudo que tem de melhor e transforma-la em um livro ainda mais empolgante o que torna a história impecável.
Com o incidente causado por Julius no museu Carter e Sadie abrigam Horus e Isis respectivamente mas não são usados como fantoches dos deuses mais conseguem controla-los dentro de si e unir forças quando necessário, o que eu achei brilhante ! Possuem vontade própria, duelam com os deuses para manter o controle de suas mentes, e não são movidos por atitudes estúpidas e previsíveis.
Há algumas semelhanças com PJ o que pra mim é normal e não tida como falha como algumas pessoas acham [opinião é opinião] a principal delas são os sonhos, em PJ são como avisos já em APV o ba realmente está la ! acampamento meio-sangue, a casa da vida. A mãe de Percy 'morre', o pai de Sadie e Carter 'morre'. A ida ao Mundo Inferior, etc.
Juro que fiquei com raiva do R.R quando vi a descrição de Anubis. ok, ele me parece ser lindo ~eu tenho a incrivel capacidade de me apaixonar por personagens de livros, me internem~ mas COMO ASSIM TRANSFORMAR UM DEUS EGÍPCIO DA MORTE EM UM ADOLESCENTE ESTILO NICO DI ANGELO ?! ... mais me controlei e consegui gostar dele principalmente porque sanúbis s2 seria muito fofo ! mais percam suas esperanças para um romance em The Throne of Fire.
 Os dois irmãos fazem de tudo para salvar o mundo há tempo de conter Set [ tudo mesmo, até lutar contra dois "Magos" na casa de Elvis Presley ] mas no fim juntam-se ao Deus pois nos proximos livros terão que lutar contra um inimigo maior ainda a terrível serpente Apófis.
O fim pra mim deixou um pouco a desejar... mas, tirem suas proprias conclusões. Um livro envolvente  & emocionante. Alias como todos os livros de Riordan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário